terça-feira, 17 de maio de 2011

Perfis



1- Como BH, a partir do serviço que vocês estão propondo, se relaciona estes aspectos:
.as expectativas dos clientes:
Os clientes poderão fazer amizades com os moradores, se beneficiarem de áreas comuns tendo contato direto com as pessoas que estão hospedadas na região; trocar experiências culturais/familiares que são fontes ricas de informação em uma viagem internacional.

.competição global:
Nossos concorrentes são hotéis, pousadas e albergues. Os hotéis possuem maiores vantagens pelo fato de ter maior conforto e melhor atendimento quando comparado aos demais, porém, quando você se hospeda em um hotel, a interatividade que você tem com a staff do hotel é mínima, resume-se às negociações e a pequenos favores. Porém o preço das diárias é mais caro chegando a triplicar de valor e em muitos casos, você tem que pagar um guia turístico (o que torna mais caro a viagem). O preço de uma diária de um quarto para duas pessoas em hotel, como mencionado em PRECIFICAÇÃO, ficou entre R$263,00 (Othon Palace) e R$290,00 (Caesar Business). Sem contar, que ficar em um quarto de hotel, os turistas passam a viver como habitante local e não como alguém que usufrui de forma impessoal os estabelecimentos. 


Albergues: A grande razão para se hospedar em um albergue é fazer amizades. Isso principalmente se você viaja sozinho. Até mesmo viajantes que querem ficar sozinhos, em seu próprio quarto podem se beneficiar das vantagens de se hospedar em um albergue. Existem todos os benefícios das áreas comuns, em que se pode sempre conversar com pessoas que estão hospedadas por ali, conhecer companheiros para seu próximo destino e ali existem interações que podem transformar a forma na qual você vai conhecer seu destino.
Não há um albergue que não possua uma área comum. Seja grande ou pequena, sempre existe uma área comum. E isso você sempre vai encontrar em bons albergues, uma área comum para conhecer pessoas que estão viajando como você, que tem objetivos em comum.
São as fontes mais ricas de informação em uma viagem internacional. Sem custos, na camaradagem, você ganha contatos, amigos e conhece o melhor do seu destino sem precisar pagar caro por um guia. O preço é bem acessível variando-se de R$30,00 a R$50,00 por pessoa, como mencionado em PRECIFICAÇÃO.
A grande desvantagem de ficar em albergue, é que você sempre tem que dividir onde dormir em um quarto compartilhado com mais cinco camas, sem nenhum momento de privacidade e os banheiros são coletivos.






Em pousadas, a vantagem é a socialização (mesmo pequena) com as pessoas que estão por ali. O café da manhã no mesmo horário, o almoço no mesmo horário e oportunidades de conhecer outras pessoas de culturas diferentes. A desvantagem é que em muitas pousadas, os turistas continuam compartilhando banheiros, piscinas (se o local apresentar) sem poder optar com quais pessoas pretende estar dividindo o seu estabelecimento.



.uso de recursos tecnológicos:
Segundo Camila Fusco, enviada especial a Londres, em reportagem para o site da Folha.com no dia 15 de abril de 2010, 20% da população mundial de 6,9 bilhões de pessoas usa a internet. Isso resulta em mais de 1,3 bilhões de pessoas usando a internet em todo o mundo. As principais formas de divulgações de eventos hoje ocorrem pelas redes sociais como, por exemplo, o atual Saint Patrick’s Day. O evento tinha previsão para menos de 10 mil pessoas e chegou a 40 mil no dia. Toda a divulgação foi via web, principalmente pelas redes sociais. Fazer divulgações pelas redes sociais atingiriam grande parte do público da Copa. As redes sociais escolhidas foram o Twitter e Facebook. O primeiro trata-se de um forte meio de divulgação de nível internacional, aonde, a partir de links e comentários enviados a um usuário, essa mesma mensagem pode chegar a todos os que o seguem. O público dessa rede social é favorável ao projeto, pois varia de jovens a adultos, público que gosta de viajar para outros países e que a probabilidade de quererem estar em uma Copa do Mundo é muito grande por se tratar de futebol. Seria criado aí um usuário para o Cup Home e para obter um grande número de usuários, poderia ser feito sorteios de brindes da Copa ou até camisas de seleções, por exemplo. Com o público seguindo o usuário, informações iniciais sobre este projeto seriam mandadas diariamente para comunicar o público sobre essa nova possibilidade. Futuramente poderiam ser enviados outros tipos de informações como, por exemplo, novos descontos, novas casas cadastradas.

Outra rede social escolhida para meio de comunicação do projeto foi o Facebook. Trata-se de um público que também varia do jovem ao adulto, público esse que gosta de futebol. Seria criado um grupo (comunidade) com o nome do projeto aonde seriam divulgadas as questões dos cadastros, descontos, etc. O Facebook tem uma facilidade muito grande de divulgação. Se uma pessoa “curtir” algum post, o mesmo é direcionado para todos os amigos dessa pessoa. Além de que pode-se marcar as pessoas em uma imagem (no caso poderá ser a imagem da marca do projeto, por exemplo) e assim essa imagem irá aparecer para os amigos dessa pessoa. É uma espécie de marketing boca a boca. Além disso, existem os anúncios pagos que ficam ao lado direito da tela, como podemos ver na FIG. 1.

FIGURA 1 – Facebook. Local para anunciantes.
Fonte: Perfil de Gustavo de Paiva Ferreira. 13 mai. 2011.

Twitter e Facebook possuem hoje 114 milhões e 500 milhões de usuários, respectivamente. Possui também o público ideal para divulgação desse tipo de projeto. Um público que gosta de futebol e que gostaria de viajar para uma Copa do Mundo. Além disso, a força da interação das duas comunidades é muito forte. Hoje você posta algo no Twitter e compartilha o post no Facebook.

Um site teria a função de fazer a ponte entre o hóspede e o host (aquele que hospeda). O serviço de placement (acomodação) só irá ter sucesso se a disponibilidade suprir a demanda, e neste quesito comunicação ganha uma grande importância como base para a praça no sentido de que precisa alcançar os dois públicos e viabilizar o serviço.
2- O que vai contribuir para BH atrair investimentos, talentos e turistas?
A Copa do Mundo de 2014 que será no Brasil, período em que a atividade turística sofrerá impactos positivos devido ao grande número de estrangeiros que deslocarão de seus países para assistir os jogos da copa, resultando assim em um considerável aquecimento econômico nacional, pois serão gerados novos empregos nos mais diversos setores. Depois a grande exposição na Copa do Mundo Belo Horizonte será uma cidade conhecida no mundo todo, assim como Rio de Janeiro e São Paulo. Essa divulgação da cidade deverá atrair mais turistas fora o período da Copa ,e por principalmente um turismo caracterizado como de negócios, deverá também atrair talentos.

3- Como o serviço que estamos criando, incorpora a participação do usuário para melhorar a experiência proposta?
Para aqueles que desejam hospedar (pessoas que vêem um espaço ocioso na casa como uma possível forma de renda extra, que já fizeram ou tiveram filhos que fizeram intercâmbio ou apenas desejam treinar o inglês). A ideia é que o morador proporcione ao turista uma boa experiência num espaço aconchegante, onde possa se sentir em casa, ter contato e aprender com uma cultura diferente.



4- No serviço que estamos criando, que oportunidades estão sendo aproveitadas para gerar estados emocionais positivos?
Para aqueles que desejam ser hóspede (jovens que buscam conhecer novas pessoas, ter um contato mais intenso com costumes e a cultura do país e querem fugir dos preços e formalidades de um hotel).
O povo mineiro carrega consigo a fama de ser um povo hospitaleiro e bem educado, as pessoas vem visitar Minas Gerais e são muito bem recebidas, sendo assim este fator se torna essencial e um ponto positivo no serviço que será oferecido, quando os turistas se hospedarem em residências, terão uma experiência diferente devido ao contato com estes moradores, podendo então vivenciar essa cultura mineira de hospitalidade.
5- Há oportunidades para melhorar o seu serviço como um todo, criando aplicativos para smartphones e redes sociais? Quais?
Sim, um aplicativo seria ótimo já que o serviço irá abranger dois públicos; o hóspede possivelmente estrangeiro, e a pessoa que irá ceder um espaço na casa para hospedagem. Pelo aplicativo é mais cômodo pesquisar as possíveis casas e famílias a serem negociadas. É possível também divulgar descontos, novas famílias e casas cadastradas.

6 - O que você pode fazer com o mínimo de recurso para a melhorar a experiência emocional desse serviço?
A Pampulha oferece uma boa infra-estrutura para a pratica de caminhada e passeios de bicicleta. Alem das pistas separadas e dos equipamentos de ginástica, é possível contemplar a natureza.
O donos das residências também podem oferecer pratos típicos da culinária mineira para seus hóspedes, intensificando a imersão no cotidiano de uma família mineira.




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